Plantão
São Lourenço

SAAE prepara automatização do sistema de abastecimento de água

Publicado dia 22/04/2021 às 12h31min
O novo sistema vai operar desde a captação até a distribuição.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai automatizar todo o sistema de abastecimento de água do município. A iniciativa do Governo Municipal fará com que todo o processo, desde a captação até a distribuição, seja operado por meio de software e somente acompanhada pelos servidores do SAAE.
O centro de operações do sistema será instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) e controlará o funcionamento dos conjuntos de motobombas para acionamento e desligamento, os níveis dos reservatórios, o sistema de booster, que são equipamentos de redes de água que tem por objetivo fazer a elevação e pressurização constante de redes de abastecimento.
De acordo com o presidente e engenheiro do SAAE de São Lourenço, Hemerson Jader Cunha, o sistema desativa a operação manual do sistema da ETA e Vila Nova. “Teremos uma melhora na eficiência de todo o sistema de distribuição evitando falhas no controle dos níveis dos reservatórios e no bombeamento, gerando mais economia de energia e de água. Pode acontecer do reservatório encher e a bomba não ser desligada, o que gera um desperdício de água e energia”, afirmou o presidente.
O novo formato de operação ainda vai possibilitar ao SAAE mensurar as perdas do sistema medindo a água que sai dos reservatórios e o consumo dos imóveis. “Se o consumo de água de uma determinada região foi de 100m³ e a saída do reservatório foi de 110m³ e isso quer dizer que houveram perdas. Essas perdas podem ter ocorrido devido a vazamentos, ligações clandestinas ou hidrômetros que não estejam funcionando corretamente e isso possibilita ao SAAE corrigir o problema”, explicou Hemerson.
O novo sistema utiliza a tecnologia via rádio para passar os sinais dos setores para a central instalada na ETA.
 
Pode ser uma imagem de interiores
Fonte: Comunicação/ SAAE