Plantão
Sul de Minas

Praticante de trekking fica perdido na Serra Fina em Passa Quatro-MG

Publicado dia 01/06/2021 às 14h48min
A equipe de resgate do 3º Pelotão de Bombeiros Militar obteve sucesso no salvamento.

O 3º Pelotão de Bombeiros Militar com Sede em São Lourenço foi acionado no final da tarde de domingo, 30/05/2021, no qual o solicitante da cidade de Passa Quatro/MG relatou que um praticante de trekking, oriundo da cidade de Franca/SP, se encontrava perdido no trajeto de travessia da Serra Fina.

O aventureiro repassou que devido à forte chuva que atingiu a região no domingo do dia 30/05, ficou perdido na travessia da Serra Fina próximo ao cume da localidade denominada de Pedra da Mina, relatou também que não possuía ferimentos, mas estava sem água potável e alimentação e todo seu equipamento encontrava-se molhado.

Nesse sentido, uma equipe do 3º Pelotão de Bombeiros Militar composta por três militares deslocou para o município de Passa Quatro/MG. O resgate foi iniciado ainda no final da tarde do domingo (30/05), utilizando o acesso a Pedra da Mina através da trilha conhecida como Paiolinho (Bairro rural da cidade de Passa Quatro/MG).

Com o avançar da noite e devido às condições climáticas da Serra Fina (frio intenso, neblina, chuva e vento forte), a equipe de resgate do 3º Pelotão de Bombeiros Militar necessitou acampar na trilha do Paiolinho e reiniciou o deslocamento às 04 horas da madrugada de segunda-feira, dia 31/05/2021.

Por volta das 06 horas da manhã de segunda-feira a equipe de resgate chegou ao morro do Deus me Livre, e posteriormente às 14 horas atingiu a Pedra da Mina, e dessa localidade os Bombeiros Militares conseguiram estabelecer contato verbal com a vítima.

As condições climáticas de chuva intensa, formação de granizo e muitas nuvens na Serra Fina impediu, temporariamente, o emprego de helicópteros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no resgate.

A equipe de Bombeiros localizou o senhor F. C. R. L de 34 anos de idade, às 15 horas e 20 minutos e iniciou o retorno por terra. Chovia no alto do cume da Pedra da Mina no momento da abordagem e a precipitação se manteve durante o trajeto da volta, o que dificultou o resgate e o retorno.

No início da madrugada de terça-feira (01/06/2021), a equipe de resgate efetivou o retorno da trilha da Pedra da Mina com a chegada no Bairro Paiolinho (área rural da cidade), em seguida conduziu a vítima para avaliação médica no Hospital do município de Passa Quatro/MG.

A ocorrência iniciada no final da tarde do dia 30/05/2021, domingo, encerrou-se na madrugada de terça-feira dia 01/06/2021, e apesar das condições desfavoráveis do local e das intempéries a equipe de resgate obteve sucesso no salvamento.

Pode ser uma imagem de montanha, nevoeiro, árvore e natureza

 
Pode ser uma imagem de árvore e natureza
 
Pode ser uma imagem de árvore e natureza
 
Pode ser uma imagem de montanha e natureza
 
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, natureza e árvore
 
Fonte: Comunicação/ 3º Pelotão de Bombeiros Militar