Plantão
Sul de Minas

PM intensifica ações durante o feriado nas principais vias de acesso das Terras Altas da Mantiqueira

Publicado dia 08/09/2020 às 13h14min | Atualizado dia 08/09/2020 às 13h55min
O propósito é o de garantir a ordem pública.

Em 07/09, feriado nacional e prolongado do último final de semana, a PM desdobrou diversas ações protetivas no propósito de garantir a ordem pública nas principais vias que compõe à Região das Terras Altas da Mantiqueira. Na segunda feira, durante policiamento ostensivo pela BR- 354, em uma localidade rural pertencente ao município de Pouso Alto – MG, os militares foram informados por usuários daquela via que em uma oficina de artesanato, um homem realizava a comercialização clandestina de pássaros da fauna silvestre.

Recebido as denúncias, os policias localizaram o ponto comercial apontado que estava aberto ao público sendo constatado que tratava-se de uma fachada no propósito de ocultar práticas lesivas ao meio ambiente e de imediato deparam com uma gaiola que continha uma ave da fauna silvestre conhecida por canário-da- terra (Sicalis flaveola) sem a anilha de identificação e logo em seguida foi encontrado um viveiro com mais dois pássaros nativos da mesma espécime mantidos em cativeiro para fins de reprodução. 

Em continuidade, um homem de cinquenta e nove anos de idade, artesão, o proprietário dos animais, foi localizado e assumiu que as aves eram de origem irregular e que ele não possui autorização para mantê-las em criatório. Na ocasião, os militares realizaram buscas por toda a propriedade e em um dos cômodos do estabelecimento citado, precisamente, no interior de um guarda roupas, foi apreendido um revólver juntamente com mais vinte e seis munições; sendo confirmado que tal armamento encontrava-se em condição irregular.

Os pássaros e apetrechos recolhidos, foram encaminhados para a sede do Policiamento Ambiental da cidade de Itamonte-MG e, após, passarem por uma avaliação veterinária serão submetidos a um período de ambientação no propósito de serem soltos no seu habitat natural e a adoção das medidas e penalidades administrativas serão realizadas, futuramente.

A ocorrência foi finalizada junto à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil da Comarca de São Lourenço – MG onde foram desdobrados todos os procedimentos necessários pela equipe de plantão de acordo com a legislação em vigente.

 

 
 
Fonte: 57º BPM

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Avenida Dr. Getúlio Vargas, 1240/01 São Lourenço / MG
(35) 9883-84631 | |
portalpotencia@gmail.com