Plantão
São Lourenço

Prefeitura torna público Decreto Municipal 8.197 que dispõe sobre o carnaval

Publicado dia 10/02/2021 às 16h45min | Atualizado dia 10/02/2021 às 17h21min
A vigência é circunscrita entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021.

 

Veja abaixo a publicação do Decreto Municipal 8.197 que dispõe sobre o carnaval.
Medidas de combate ao surto do novo Coronavírus durante o carnaval.

 

 

 

 

PODER EXECUTIVO MUNICIPAL 
    SÃO LOURENÇO – MG 
     GABINETE DO PREFEITO 
        Administração 2021/2024 
__________________________ 
DECRETO Nº. 8.197 

Dispõe sobre medidas de combate ao surto do novo Coronavírus, causador da COVID-19, durante o período de Carnaval no ano de 2021, no município de São Lourenço. 
 
 
O Prefeito do Município de São Lourenço, no uso de suas atribuições legais constantes dos incisos IX, XII e XVII do art. 88, combinado com o inciso II do art. 155, ambos da Lei Orgânica Municipal - LOM; considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, datada de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19); considerando a Declaração da Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março de 2020, caracterizando o surto do novo Coronavírus como pandemia, prospectando-se o aumento significativo do número de casos, inclusive com risco à vida, nos diferentes países afetados; considerando que compete ao município zelar pela saúde, segurança e assistência pública, dentro de sua circunscrição, bem como tomar medidas que impeçam a propagação de doenças transmissíveis; considerando a necessidade do Poder Executivo Municipal de garantir o atendimento mínimo na prestação dos serviços essenciais à população local; considerando o fato de que o período de carnaval é propício à realização de festas e eventos com alta capacidade de aglomeração; considerando que cabe a Prefeito Municipal dispor sobre a organização e o funcionamento da Administração Municipal; 
 
 
  DECRETA: 
 
 
 Art. 1º. Este Decreto dispõe exclusivamente sobre o período de Carnaval, sendo sua vigência circunscrita entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021. 
 
 Art. 2º. Fica proibido, no âmbito do território municipal, o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos. 
  
 Art. 3º. Fica proibido, no âmbito do território municipal, a título gratuito ou oneroso, o uso de espaços para fins de eventos de Carnaval, tais como: academias, clubes, centros de compras, estacionamentos, hotéis, pousadas e congêneres. 
 
 Art. 4º. Está suspensa a realização de qualquer evento carnavalesco coletivo de acesso ao público ou que gere aglomeração, inclusive aqueles de pequeno porte de que trata o protocolo para a onda vermelha do Plano Minas Consciente. 
 
 Art. 5º. Com exceção do disposto no artigo seguinte, fica proibida a execução de música eletrônica, de imagem e transmissões televisivas de qualquer tipo em bares, restaurantes e similares, bem como as atividades de entretenimento como sinuca, baralho, playground, etc. 
 
 Art. 6º. A execução de música ao vivo será permitida até as 20h00min, respeitando-se as seguintes regras:  
 
  I - a execução musical poderá ser realizada por, no máximo, 02 (duas) pessoas em locais abertos;  
   
  II - a execução musical poderá ser realizada por 01 (uma) pessoa em locais fechados.  
 
 § 1º. Considera-se local fechado aquele completa ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou semelhante, de forma permanente ou provisória. 
 
 § 2º. Fica proibido o uso de instrumentos de percussão, sopro e equipamentos de amplificação sonora como microfones, caixas de som e similares. 
 
 Art. 7º. Naquilo em que não forem incompatíveis com as regras aqui determinadas, aplica-se as normas do Decreto nº. 8.178, de 29/01/2021, ao período mencionado no art. 1º deste Decreto. 
 
 Art. 8º. Este Decreto terá vigência exclusivamente de 12 a 17 de fevereiro de 2021, reestabelecendo-se, após este período, a integralidade do Decreto nº. 8.178, de 29/01/2021. 
 
  Prefeitura Municipal de São Lourenço, em 09 de fevereiro de 2021.  
 
  
 
                                                          Walter José Lessa 
                                                          Prefeito Municipal 

 

Paulo Fernando de Oliveira Dias
Secretário Municipal de Governo

 

Pode ser uma imagem de texto que diz

 

 

 
 
Fonte: Comunicação/ P.M.S.L