Plantão
São Lourenço

Comitê de Combate ao COVID19 se reúne com Comerciantes e Hoteleiros

Publicado dia 28/03/2020 às 15h13min | Atualizado dia 28/03/2020 às 15h18min
O principal assunto em pauta foi a questão do Decreto Municipal que determina o fechamento do comércio, deixando apenas serviços essenciais em funcionamento.

O Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus de São Lourenço, junto com a Prefeitura e Câmara de Vereadores, se reuniu nesta manhã, com representantes de empresas, comércios e hoteleiros do Município. A reunião aconteceu na manhã deste sábado (28) no saguão da Prefeitura, obedecendo as normas de distanciamento e higiene.

A Prefeita Municipal, Célia Cavalcanti, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos, e fez uma explanação sobre o enfrentamento da pandemia, e ressaltou as dificuldades recorrentes no município, explicando todas as ações colocadas em prática junto com o Comitê e Secretaria Municipal de Saúde.

O principal assunto em pauta foi a questão do Decreto Municipal que determina o fechamento do comércio, deixando apenas serviços essenciais em funcionamento. Os empresários demonstraram preocupação com o grande impacto na economia local devido ao isolamento social.

Os comerciantes e empresários apresentaram seus questionamentos e dúvidas a respeito da situação da doença no município e no âmbito geral, e solicitaram apoio para que o comércio possa ser reaberto de maneira escalonada, tomando as medidas de higiene necessárias.

A situação da doença no cenário Nacional, Estadual e Municipal foi exposto pelos profissionais da Saúde que fazem parte do Comitê, ressaltando ainda que a tendência do número de casos suspeitos é aumentar e não diminuir, desta forma, sendo precipitado tomar qualquer atitude de abertura do comercio nesse momento.

Dessa forma, o Decreto Municipal continua em vigor, e ficou acordado então, que os representantes do comércio, empresas e hotéis irão apresentar uma proposta de adaptação de funcionamento para o Poder Executivo, que deverá passar pela aprovação do Comitê e da Prefeita Municipal.

A Polícia Militar ressaltou que está reforçando a segurança no comércio, para evitar saques e roubos às lojas fechadas, intensificando também as rondas nos bairros, além do apoio nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Foi solicitado aos comerciantes que não realizem manifestações, passeatas ou carreatas, para evitar qualquer tipo de tumulto ou aglomeração por parte da população. 

A Prefeita Municipal ressaltou sua preocupação com a economia local e com o turismo do Município. Contudo, afirmou que vai continuar os trabalhos prioritários de prevenção à saúde e a vida de cada cidadão.

Fonte: Comunicação/ P.M.S.L

Fale Conosco

Avenida Dr. Getúlio Vargas, 1240/01 São Lourenço / MG
(35) 9883-84631 | |
portalpotencia@gmail.com